Manutenção preventiva em informática

Manutenção preventiva em informática

A manutenção preventiva em computadores é tão benéfica como em outros tipos de máquina e equipamentos. Neste artigo vamos falar sobre a manutenção preventiva em informática em geral.

Manutenção preventiva vs manutenção corretiva

Na manutenção preventiva em informática gasta-se tempo e dinheiro para que não haja a manutenção corretiva. A manutenção preventiva em informática pode envolver até mesmo a troca periódica de componentes que podem apresentar problemas maiores como coolers. Ao trocar um cooler após um período de tempo (sem esperar ele apresentar problema), você gasta um valor baixo e mantém um benefício alto ao preservar a temperatura do processador.

Uma outra forma de manutenção preventiva é a limpeza interna dos computadores, tirar pó pode fazer com que não haja super aquecimento e danifique os componentes internos do computadores.

Manutenção preventiva gerando economia

Além da preservação das peças, a manutenção preventiva em informática é vista como um investimento pois os administradores muitas vezes não param pra pensar qual o custo gerado de um computador parado? Além de gastar para trocar a peça danificada, perde-se também com o funcionário parado, imagine um computador que faz orçamento para empresa que ficou danificado devido não ter uma manutenção preventiva adequada?

O computador responsável por fazer orçamento e gerar vendas gerará um prejuízo grande a empresa por não poder gerar os orçamento e gerar as vendas.

Manutenção preventiva em informática vs manutenção preditiva em informática

Na manutenção preditiva, acompanha-se de forma periódica dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração e inspeções no parque de informática. O objetivo da manutenção preditiva é a verificação do funcionamento dos equipamentos, verificando eventuais problemas que possam causar gastos maiores como a manutenção corretiva.

A manutenção preditiva é uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos – RCM, manutenção centrada na confiabilidade; MPT, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção Just-in-Time – são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.

A manutenção preditiva tenta verificar o estado futuro do equipamento e o tempo de sua durabilidade, muitas empresas optam por trocar todos os computadores antes de apresentarem problemas.

Troca de equipamentos antes apresentarem problemas, uma economia dupla

Empresas grandes costuma trocar todos os equipamentos antes de apresentarem problemas, algumas esperam vencer o prazo de garantia do fabricante para em seguida trocarem todos os equipamentos. Fazendo isto, o técnico em manutenção de computadores não precisa ser acionado pois os computadores dificilmente apresentarão problemas.

Além da economia em não necessitar técnicos de hardware e não perder produtividade com funcionários parados, exite também a depreciação de equipamentos de informática que e de 20% ao ano, ou seja: em 5 anos todos os computadores são depreciados contabilemente e devem ser substituídos. As empresas grandes costumam trocar todos os equipamentos depreciados e repassam os antigos para empresas que realizam leilões.

Manutenção preventiva de software

A manutenção preventiva em informática relacionada a software é muitas vezes negligenciada pelas empresas mas é tão imporatante quanto a manutenção física. Muitas vezes os computadores ficam lentos devido o o software estar cheio de programas, vírus, malwares, etc. Nestes casos o problema não é o hardware mas sim o software.

Fazer a manutenção preventiva de software envolve:

  • Remover vírus e malwares
  • Atualizar antivírus
  • Fazer desfragmentação do disco rígido
  • Desinstalar programas que não dizem respeito as necessidades da empresa
  • Verificar e atualizar drivers
  • Verificar programas que estão sendo iniciados no msconfig
  • Limpeza de arquivos temporários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *