Técnico em manutenção e suporte em informática mercado de trabalho

Técnico em manutenção e suporte em informática mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais que trabalham com informática e bem competitivo e exige muito dos aspirantes a vaga. Tanto empresas pequenas, como médias ou grandes costumam dar preferência em profissionais formados de acordo com a área de atuação.

Claro que apenas possuir a formação sem ter a experiência exigida pela mercado de trabalho não é o ideal. Para ter mais chances de contratação, o técnico em manutenção e suporte em informática deve possuir cursos profissionalizantes aliados a experiência comprovada.

Experiência comprovada em ti vs formação acadêmica em ti

Como dito no parágrafo acima, o ideal é possuir tanto a experiência como os cursos voltados a área de atuação. Quando não é possível ter as duas opções, o mercado de trabalho tende a optar por contratar profissionais com experiência comprovada em manutenção e suporte em informática.

Quem está fazendo faculdade, qual caminho seguir?

Para quem ainda não tem experiência comprovada e está fazendo faculdade em áreas de sistemas de informação, redes, analises de sistemas, processamento de dados dentre outras áreas ligadas a tecnologia, o ideal para a primeira vaga de trabalho na área é o estágio.

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma associação brasileira, de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública, que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros, uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, por meio de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem.

O maior objetivo do CIEE é encontrar, para os estudantes dos últimos anos do nível fundamental e também do nível médio, técnico e superior, oportunidades de estágio ou aprendizado que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam ou aprendem na teoria.

Link do portal CIEE: https://portal.ciee.org.br

Para quem possui cursos técnicos em informática e não consegui emprego

Como visto, o CIEE pode ajudar não só quem está cursando nível superior, como nível fundamento, médio e técnico. Se você possuim conhecimento técnico em manutenção e suporte em informática, procure o CIEE e tente buscar uma vaga na área de manutenção e suporte em informática. Caso tenha recorrido ao CIEE e não tenha obtido sucesso, aconselhamos você a se cadastrar em sites especializados em vagas de emprego.

Para um primeiro emprego na área, exija o piso que o mercado de trabalho oferece

Se você não possui experiência em manutenção e suporte em informática, entendemos que você não pode exigir a mesma remuneração que um profissional com experiência, desta forma, em sua pretensão salarial, comece pedindo o piso e conforme for adquirindo experiência na área solicite um aumento de salário ou procure um outro emprego com uma pretensão salarial maior.

No currículo, você pode colocar a pretensão salarial ao invés de colocar a combinar. Principalmente empresas de menor porte possuem uma capacidade financeira menor e custumam pagar e contratar profissionais que não tem uma pretensão salarial muito alta.

O poder da indicação na hora de ser contrato

Nos cursos e/ou faculdade que você fez muitas pessoas que você conheceu podem ajudá-lo na hora de uma contratação. De acordo com pesquisas, 60% das vagas de emprego são preenchidas por indicações. Desta forma, pegue sua agenda e converse com todas pessoas que estudaram com você e envie um currículo e peça uma ajuda na contratação. Vale lembrar, que você também pode pedir indicação para pessoas que trabalharam em outras áreas com você pois geralmente as empresas possuem área de ti e por vezes você pode ter um amigo que trabalhou com você em torno mecânico (por exemplo) mas que mudou de empresa e na empresa que ele trabalha possui área de ti e você pode mandar o curriculo para ele e pedir para encaminhar ao departamento responsável.

Este tipo de indicação é importante pois as empresas não estão interessadas apenas no conhecimento técnico do funcionário, mas querem saber a postura do funcionário, como ele trabalho, como atende os clientes, se é um funcionário que costuma faltar ou chegar atrasado no emprego anterior dentre outas características imporatantes que só quem trabalhou com você sabe.

Autodidatas que não possuem cursos ou experiência

Para pessoas que conhecem manutenção e suporte em informática e aprenderam sozinhas, o melhor é ser honesto no curriculo. Muitas empresas valorizam muito profissionais audoditadas pois funcionários com este perfil costumam não precisar de cursos para aprender novas tecnologias, apenas um livro ou mesmo informações na internet já são suficientes para que o aprendizado seja satisfatório.

Bem, espero que tenham gostado deste atigo sobre técnico em manutenção e suporte em informática e o mercado de trabalho



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *