Descrição de serviços de informática

Descrição de serviços de informática

Neste artigo vou passar mostrar uma descrição de serviços de informática dividas por tipo de atendimento. Estarei apresentando alguns conhecimentos exigidos pelo mercado.

Conhecimentos necessários para a área de suporte a hardware

Para quem vai prestar serviços na área de suporte de hardware, o ideal é que tenha feito um curso de manutenção de computadores com pelo menos 500 horas de carga horária. Dentre os conhecimentos necessários para prestar um bom atendimento estão:

  • Conhecer todos os equipamentos de um computador, como: Processador, Memória RAM, HD, Placa Mãe, Chipset, Placa de Vídeo, Drive de CD ROM, CD RW, DVD ROM, DVD RW, Placa de Som, Placa de rede, Monitor LCD, Gabinete, Fonte, Teclado, Mouse, Estabilizador, No break dentre outros. Conhecendo bem as peças, os serviços de informática nesta área estão mais ligados a substituição de peças como as mencionadas.

O Técnico em Hardware é o profissional responsável por fazer a manutenção de todo hardware e manutenções necessárias para o funcionamento correto do parque de informática.
O Técnico em Hardware atua com manutenção de computadores, realizando serviço externo e interno, fazendo a troca de peças defeituosas.

Conhecimentos necessários para a área de suporte a software

O ideal é que tenha feito um curso de manutenção de computadores com pelo menos 500 horas de carga horária.
Dentre os conhecimentos necessários para prestar um bom atendimento estão:

  • Saber formatar o hd e instalar o sistema operacional.
  • Possuir conhecimentos em remoção de vírus e malwares.
  • Entender a diferença entre arquitetura 32 e 64 bits.
  • Conhecer sistemas operacionais windows nas versões: Windows xp, windows 7, windows vista, windows 8 e windows 10.
  • Saber instalar e desinstalar programas (inclusive como administrador).
  • Conhecer profundamente como instalar drivers

Conhecimentos necessários para a área de suporte de rede de computadores:

  • Saber criar cabos de rede no padrão EIA 568A e EIA 568B e cabo crossover
  • Entender o conceito de ip
  • Saber configurar roteadores (inclusive rede sem fio)
  • Entender o conceito de gateway, ip estático e ip dinâmico
  • Saber solucionar problemas de conflito de ip
  • Saber configurar access point e repetidores

Conhecimentos necessários para a área de suporte a servidores de hospedagem

Para quem vai trabalhar gerenciando servidores de hospedagem em linux, é de suma importância conhecer o whm (para revendas de hospedagem) e o cpanel para quem administra o site propriamente dito. Além dos conhecimentos em Whm que é um painel de controle que dá ao usuário a habilidade de gerenciar múltiplos sites baseados em cPanel, são conhecimentos necessários:

  • Saber transferir arquivos via ftp
  • Saber configurar o arquivo htaccess
  • Saber instalar um certificado ssl válido (https)
  • Saber registrar um domínio
  • Saber configurar os servidores dns no registrobr
  • Saber acessar o servidor através de ssh pelo putty

Bem, neste post você uma lista com a descrição de serviços de informatica ofercidos por quem presta serviços nos segmentos mencionados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *