Outsourcing de ti vantagens e desvantagens

Outsourcing de ti vantagens e desvantagens

Muito se fala sobre as vantagens em terceirizar a área de ti, mas além das vantagens, quais as desvantagens (o que se perde) ao terceirizar a ti de sua empresa?

Veja abaixo uma lista rápida de algumas das principais vantagens e desvantagens de terceirizar a área de ti:

Vantagem número 1: Redução de custos

Talvez a vantagem principal da terceirização seja a redução de custos. Principalmente empresas que não necessitam de profissionais alocados, a redução de custos é o aliado número 1 do administrador.

Vantagem número 2: Focar no core da empresa

Focar no que realmente importa e terceirizar os outros departamentos. Está parece ser uma regra que cada vez mais vem sendo implementada pelas empresas. A área de ti vem cada vez mais fazendo parte desta máxima e podemos afirmar que está é uma grande vantagem competitiva.

Vantagem número 3: Contar com especialistas em ti

Contratar profissionais qualificados não é uma tarefa fácil e na área de ti parece que o trabalho é ainda mais árduo pois muitos profissionais são autodidatas e por vezes um currículo sem certificações ou graduações escondem profissionais com um know how incrível que aprenderam por si só.

Por qual motivo procurar no mercado ao invés de encontrar a matéria prima diretamente em empresas que trabalham “apenas” com tecnologia?

Desvantagem número 1: Dificuldade em encontrar parceiros adequados

Muitas empresas possuem características singulares de trabalho, produção e prestação de serviços. Devido a este fato, por vezes encontra-se uma redução de custo significativa nos orçamentos, mas os parceiros na hora de executarem os serviços não possuem o perfil adequado.

Os problemas podem ocorrer desde documentar corretamente os atendimentos, passando por problemas de insubordinação (por não serem funcionários da empresa que prestam o serviço).

Desvantagem número 2: Perda da qualidade

Por vezes, as empresas possuem uma equipe técnica qualificada para o departamento de ti e decidem terceirizar não pela má qualidade do serviço prestado pelos funcionários clts, mas apenas por querer reduzir custos.

Uma equipe entrosada e que conhecem as necessidades da empresa as vezes é difícil de se substituir mantendo a mesma qualidade, por isto é importante não só levar em conta a redução de custos na hora de optar pelo outsourcing de ti.

Desvantagem número 3: Alto custo para demissão do quadro clt por terceiros

Imagine uma empresa que possui 10 funcionários com em média 10 anos de registro em carteira cada um? Neste cenário, demitir todos os funcionários que prestam serviços na área de tecnologia gerará um custo inicial alto para a empresa que deseja aderir ao outsourcing de ti.

Este foi um exemplo de vantagens e desvantagens do outsourcing de ti.


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