Outsourcing de infraestrutura de ti

Outsourcing de infraestrutura de ti

A terceirização de ti vem sendo utilizada por diversas empresas que desejam reduzir custos e concentrar seus esforços no core business da empresa.

Além de terceirizar o que tange a parte de profissionais e serviços ligados a área de informática, pode-se também terceirizar a infraestrutura de ti.

Geralmente utiliza-se o hardware do prestador de serviços para atender a demanda da empresa.

Outsourcing de infraestrutura de ti pode funcionar como uma espécie de locação de infraestrutura de ti, deixando não apenas a manutenção por conta do prestador de serviços como também a parte de controle de inventário.

Locação de computadores

A locação de computadores, servidores e periféricos pode gerar redução de custos consideráveis para empresas que não desejam adquirir hardware próprio.

Um bom exemplo de outsourcing de infraestrutura de ti são os data centers que oferecem servidores dedicados ou compartilhados para empresas de todos os portes.

Continuando com o exemplo mencionado, vamos imaginar um exemplo prático:

  • Empresa que possui necessidade em disponibilizar um grande banco de dados e deseja possuir 1 servidor dedicado que funcione 24 x 7 x 365 está em dúvida entre comprar o equipamento ou alugar um em um data center.
  • Ao optar pela compra do servidor, depara-se com problemas como: Dificuldade em configurar o equipamento, infraestrutura inapropriada para que o serviço funcione 24 x 7 x 365, alto custo para aquisição do servidor.
  • Ao optar pelo aluguel vê vantagens como: Recebe o servidor configurado, encontra infraestrutura de ti adequada para o funcionamento 24 x 7 x 365, custo de aquisição do equipamento inexistente .

Este foi um exemplo típico de como o outsourcing de infraestrutura de ti pode reduzir custos e trazer qualidade as necessidades da empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *